domingo, 18 de maio de 2008

Gravitation

O mangá de Maki Murakami chegou ao felizes (?) para sempre. A coleção de 12 volumes, lançada pela editora JBC no Brasil, terminou no mês de maio. A obra, que narra a ascensão de Shinichi Shindou no ramo musical e o romance com o escritor Eiri Yuki, alcançou fama em várias partes do mundo. Algumas considerações sobre o mangá:



_ O traço de Maki não é dos mais bonitos. O mangá, que está dentro da categoria Boys Love ou Yaoi,enquadrada nos mangás Shoujos (destinados ao público feminino), tem um traço relaxado, grosso, diferente dos outros representantes do gênero.

_O mangá é empolgante até o volume número 5, quando ainda é focado no relacionamento de Yuki e Shinichi. Depois sobram robôs gigantes, mísseis. As ações do protagonista, do namorado, e demais personagens já não convencem mais.

_ A autora perde-se no meio da obra. Muitos personagens poderiam ter sido mais desenvolvidos, como no caso de Hiro, amigo de Shinichi. Hiro até parte da história aparece como o melhor amigo de Shinichi, depois vira “mais um” integrante da banda e não está em mais nenhuma cena importante.

O animê já não possui os mesmos problemas do mangá. Os exageros foram retirados. Nada explosões no estúdio, robôs gigantes. O romance é o maior foco, e como cenas muito “kawaii”. São 12 episódios e dois OVAs.



Apesar da série ter alguns problemas, certas cenas emocionam; como quando Yuki chora no colo de Shinichi, ou quando o protagonista procura o amigo Hiro após ter sido atacado. Seria interessante se Maki tivesse conseguido manter este padrão na série. Gravitation teve continuação em Gravitation EX.

Mangá:
Licenciada para a JBC
10,95 reais
Encontrada em lojas especializadas

Animê:
Forever Yaoi

Nenhum comentário: