segunda-feira, 5 de maio de 2008

Shinobi - A Batalha

O amor entre dois ninjas (shinobi) de clãs rivais é o tema do longa Shinobi, dirigido por Ten Shimoyama. O filme repleto de efeitos especiais é baseado no mangá Basilisk de Fuutarou Yamada, com uma boa adaptação. Apesar da ambientação e da fotografia serem muito bonitas, os diálogos são previsíveis, abordando auto-sacrifício, o destino, a submissão. As cenas de ação são ótimas e fantasiosas, já que cada personagem possui uma habilidade sobre-humana, como expelir veneno, transmutar o corpo, dentre outras.

Na história, o Shogun, temendo o fortalecimento dos shinobis e a perda de controle sobre eles, anula a proibição de guerra entre os clãs Iga e Kouga. E ainda propõe que os cinco melhores guerreiros das duas vilas ocultas lutem entre si. O amor dos jovens, Genosuke e Oboro, torna-se ainda mais difícil. Genosuke é idealista e acredita que o fim da guerra, enquanto Oboro pensa que o amor deles é impossível.

O enredo aborda o amor, o destino, a submissão ao Shogun. Ainda retrata a perda de utilidade dos ninjas e o que fazer com pessoas cuja única ocupação era a guerra não são mais necessárias?

O filme participou de vários festivais, como na Alemenha, Itália, Estados Unidos, incluindo New York Asian Film Festival.

Creio que se o filme fosse americano o desfecho seria outro.Recomendo para os que gostem de ação e cinema asiático.


Ficha técnica:
Título Original
: Shinobi

Tempo: 102 minutos

Cor: Colorido

Ano de Lançamento: 2005 (Japão)

Distribuidora: Paris Filmes

Gênero: Action Drama Fantasy Romance

Atores: Yukie Nakama Jô Odagiri Tomoka Kurotani Erika Sawajiri





Trailer (Não encontrei legendado em português)

Nenhum comentário: